segunda-feira, 18 de julho de 2011

Entenda o que acontece no seu cérebro parte4

Eu não me esqueci de terminar a série de post sobre o funcionamento dos cérebro e a influencia disso nos nossos sentimentos. Estou quase chegando nas cosiderações finais. Agora vamos ao climax da questão:

~Sinapse

Nenhum dos bilhões de neurônios que formam o sistema nervoso humano atua sozinho. Cada um deles se comunica com outros neurônios e com outras células por meio de regiões denominadas sinapses .
Numa sinapse, um neurônio não está diretamente em contato com o outro. Há na verdade, um pequenino espaço entre eles. O impulso nervoso que percorre um neurônio consegue atravessar a sinapse porque, ao chegar á extremidade do axônio, provoca a liberação de uma substância química específica, chamada neurotransmissor .
O neurotransmissor rapidamente se espalha pela região da sinapse, encontra o dentrito do neurônio seguinte e estimula-o, dando prosseguimento á propagação do impulso nervoso. (veja o vídeo clique aqui)
 Um neurônio pode estabelecer sinapse com vários outros neurônios. Alguns cientistas estimam, por exemplo, que o córtex cerebral humano seja formado por 10 bilhões de neurônios, entre os quais há centenas de milhões de sinapses.
Algumas substâncias não-naturais ao corpo podem interferir no funcionamento das sinapses, principalmente nas do Sistema Nervoso Central (SNC). A cafeína, presente no café, no chocolate, nos refrigerantes do tipo cola e nos chás escuros, e a nicotina, presente no tabaco, são exemplo de substâncias estimulantes. Elas atuam nas sinapses e aumentam a atividade do SNC. Graças a isso, cafeína e nicotina deixam a pessoa mais alerta e provocam ligeiro aumento na frequência cardíaca. Outras substâncias, como álccol e certos nedicamentos tranquilizantes, atuam como depressores, ou seja, atuam nas sinapses reduzindo a atiividade do SNC.
 Bibliografia: CIÊNCIAS NATURAIS aprendendo com o Cotidiano. - Eduardo Leite do Canto . Editora Moderna. 1ª Edição.



 
Queridos leitores espero que esse assunto esteja sendo esclarecedor. Falta pouco para conclusão. Segue imagens animadas para melhor entendimento do assunto. Até o próximo post. Beijinhos Nah *.*

0 comentários:

Postar um comentário